Normas da Pressão de Calibragem do Pneu

Verifique a pressão de inflação do pneu enquanto os pneus estão frios, utilizando um calibrador acurado ou um aferidor tipo vareta tendo graduação de 10 kPa (0,1 bar) (1 psi).

NOTA: Utilize um indicador especial de ar-água e meça, com a base da válvula no fundo, se os pneus contêm lastro líquido.

A verificação das pressões de inflação das rodas internas será muito mais fácil se as válvulas dos pneus internos e externos forem alinhados no momento em que a roda externa for instalada.

Pneus radiais corretamente calibrados exibirão uma deflexão da parede lateral. Isto é normal e não prejudicará o pneu.

As pressões de calibragem menores que 83 kPa (0,8 bar) (12 psi) devem ser freqüentemente monitoradas por causa do maior risco de vazamentos de ar de baixa pressão.

NOTA: A patinagem dos talões podem ser experimentados em condições de alta tração com o uso de pneu simples. Aumentar a pressão de calibragem ajudará, porém reduzirá a tração.

A pressão máxima do pneu é especificada na parede lateral do pneu.

    Determine a pressão correta do pneu através da pesagem do trator utilizando o seguinte procedimento:

  • Peso do eixo dianteiro com o implemento abaixado
  • Peso do eixo traseiro com o implemento elevado

Ajuste as pressões de calibragem de acordo com o peso medido. O lastreamento e a pressão de calibragem dos pneus podem precisar ser regulados ao se alterar as condições operacionais. Use as tabelas de calibragem de pneu a seguir. Para os pneus não encontrados nas tabelas, consulte as

pressões de calibragem recomendadas pelos fabricantes.

NOTA: Se o trator estiver equipado com o implemento montado na frente, eleve o implemento ao determinar o peso do eixo dianteiro e abaixe o implemento ao determinar o peso do eixo traseiro. Se o trator estiver equipado com o implemento montado na frente e atrás, eleve os dois implementos.

Gerenciamento das Pressões de Calibragem do Pneu

IMPORTANTE: Os implementos integrais transferem peso significativo para o eixo traseiro. Inclua este peso adicionado ao determinar as pressões de calibragem corretas. (Consulte a seção de Lastreamento de Desempenho.)

Os tratores que operam com um carregador devem aumentar as pressões dos pneus dianteiros em 30 kPa (0,3 bar) (4 psi) acima dos valores listados para compensar a transferência de peso.

Os tratores que operam em declives laterais íngremes ou as entalhadeiras devem aumentar as pressões dos pneus traseiros em 30 kPa (0,3 bar) (4 psi) acima dos valores listados para as pressões básicas de 80 kPa (0,8 bar) (12 psi), e acima para compensar a transferência de peso lateral. Para as pressões básicas abaixo de 80 kPa (0,8 bar) (12 psi), a pressão deve ser reforçada em 30%.

Para a operação do implemento rebocado, reduza as pressões para corrigir a pressão.

Os tratores com implementos montados de levante pesados, que exigem pesos fundidos dianteiros adicionais para manter a estabilidade da direção, também exigem pressão de calibragem mais alta dos pneus dianteiros e traseiros para carregar o peso maior.

AG,RF30435,2431 -54-03MAY07-1/1